Quais os segredos para ganhar massa muscular?

Quais os segredos para ganhar massa muscular?

22 Abril de 2021 às 12:03, Por Wanderson

O primeiro passo para o ganho de massa magra é entender que não dependemos apenas de biotipo, todos somos capazes, e o maior diferencial é a dedicação.

Saiba que esse processo é sustentado por um tripé, composto de dieta, treino e boas horas de descanso. Um tripé não se sustenta sem um de seus apoios, por isso, para obter resultados significativos deve-se exercer os 3 com muito esforço.

Aqui vão 8 dicas fundamentais que vão te ajudar nessa batalha.

 

1.         Dieta

Dieta para o ganho de massa magra precisa ser hipercalórica, porém, claramente não é de qualquer caloria. Por isso, uma dieta balanceada com carboidratos, proteínas e gorduras é fundamental.

O conceito de qualquer dieta é bem simples, seja ela hiper ou hipocalórica.

Taxa de metabolismo basal + Atividades físicas = Gasto de caloria diária

Ganho de massa magra: Comida > Gasto de caloria diária

Emagrecimento: Comida < Gasto de caloria diária

Se o seu objetivo é ganhar massa, sua dieta deve ser hipercalórica, ou seja, deve-se consumir mais calorias que se gasta.

 

2.         Não fuja dos carboidratos!

Procure entender que o carboidrato de fato é indispensável nessa dieta, isso porque a principal função do mesmo é a de fornecer energia para os exercícios, além e claramente possibilitar a entrada do oxigênio e de nutrientes diretamente nas células musculares. Saiba ainda que em média de 40 a 50% do que consumimos acaba vindo dos carboidratos.

Tenha como preferência o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, pois, são metabolizados de forma lenta no nosso corpo, mantendo os níveis de glicose e a saciedade estáveis no nosso corpo por um período maior.

São eles: macarrão, pão e arroz integrais, batata doce, banana, entre outros.

 

3.         Procure consumir proteínas

Esse certamente é um dos passos para ganhar massa muscular, saiba que as proteínas de fato possuem um papel importantíssimo na construção do músculo e que as mesmas devem ser de qualidade e precisam ter um alto valor biológico para que tal nutriente seja melhor absorvido pelo próprio organismo. Além disso, ainda deve ser capaz de auxiliar a manter o constante aumento da massa muscular.

Entre os exemplos temos: ovos, leite, carne vermelha, peixes, aves, verduras escuras entre outros.

 

4.         Treine continuamente

Sim, esse é um dos principais passos, saiba que a atividade física é mais do que importante nesse processo, lembre ainda que o ganho é diferente de pessoa para pessoa, foque as atividades na hipertrofia e procure ajuda de um profissional.

 

5.         Fique atento ao pré e pós-treino

Duas horas antes de malhar existe a necessidade de ingerir carboidratos e após esse treino o ideal é consumir novamente os carboidratos e mais a proteína, para que o musculo que acabou de ter as fibras rompidas receba bons nutrientes.

 

6.         Suplementos

Eles servem para complementar nutrientes dessa dieta onde você não consegue atingir a meta de ingestão, procure consultar um nutricionista.

 

7.         Sempre beba muita água

Saiba que a água é capaz de auxiliar na manutenção de processos metabólicos e ajuda a eliminar resíduos, o ideal é tomar 2 litros de água por dia.

 

8.         Saiba que o descanso é fundamental

Entenda que quando você dorme, seu organismo libera hormônios capazes de possibilitar o ganho de massa muscular, ajudam a queimar a gordura e ainda realizam o anabolismo, o ideal é dormir de 06 a 08 horas por dia.

Orçamento E-mail