Novembro Azul: o mês dedicado a conscientização do câncer de próstata

Saiba mais sobre o assunto.

29 Novembro de 2021 às 08:16, Por Wanderson
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020 o número de novos casos foi aproximadamente 65 mil.  Uma característica importante neste tipo de câncer é de que ele acomete homens mais maduros e da terceira idade, com idade média de 65 anos.  

A Próstata é uma glândula específica do sistema reprodutor masculino, localizada logo abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer de próstata tem muitas vezes a característica de rápida multiplicação das células cancerosas e o diagnóstico preventivo, ajuda a não disseminação para outros órgãos. Por isso é tão importante a conscientização e prevenção! 

Os indícios mais comuns que podem levar a uma investigação clínica mais precisa, são os sinais e sintomas evidenciados em pacientes que venham a ter prognóstico da doença. Sintomas como dor ao urinar, diminuição da micção, maior quantidade de ida ao banheiro no período da noite e também a presença de sangue na urina, ajudam no processo de investigação. Em casos mais graves, pode evoluir a dores ósseas, insuficiência renal e infecções generalizadas.

Fatores de risco para o surgimento do câncer de próstata:

• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio
• Homens acima de 50 anos têm mais risco
• Obesidade e excesso de gordura corporal

A diagnóstico ideal e confiável é realizado por um médico, através dos exames clínicos, laboratoriais e anamnese do paciente são importantes para fechamento do diagnóstico. Dentre os exames mais comuns realizados para o diagnóstico precoce, estão os de dosagem do antígeno prostático específico (PSA), ultrassonografia e toque retal. Mais, é de extrema importância a avaliação clínica completa, até que o diagnóstico seja deferido. 

Hábitos de vida saudável ajudam a reduzir a possibilidade do aparecimento do câncer de próstata. Homens com histórico de caso na família, recomenda-se que a partir dos 40 anos sejam realizados os monitoramentos para dosagem de PSA. Aliados a isso, hábitos de alimentação saudável e com pouco consumo de alimentos processados são importantes. Parar de fumar, prática de atividades físicas proporcionam redução de gordura corporal e melhora da condição de saúde.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. O importante é sempre se cuidar! 

A Finnofarma apoia esta causa!

Orçamento E-mail