Verão pede corpo em forma

Verão pede corpo em forma

20 Fevereiro de 2017 às 19:05, Por Daniel

É. O verão pede corpinho em forma e muita saúde para enfrentar o sol e o calor. Por isso nosso papo hoje é sobre a eterna vilã: a obesidade. A obesidade não é só estética, é considerada uma questão de saúde pública e tem a ver com o acúmulo de gordura no corpo. Essa gordura se acumula por diversos fatores, que vão da genética, estilo de vida, comportamental e fisiológico. A obesidade é fator de risco para diversas doenças e interfere na qualidade de vida do indivíduo. Pode causar doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e câncer. Dados do Ministério da Saúde, apontam que mais de 50% da população está acima do peso e quase 18% é obesa.

NÃO CONFUNDA OBESIDADE COM EXCESSO DE PESO

Vamos lá, sem pânico. De acordo com o a Organização Mundial da Saúde (OMS), é classificado como obesas pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30 kg/ m2, e o excesso de peso é quando apresenta IMC igual ou superior a 25kg/ m2. A dica é, se estiver acima do peso, ligue o alerta com atitudes que podem baixar o peso. Se seu IMC aponta obesidade, procure imediatamente ajuda de um endocrinologista.

O QUE CAUSA OBESIDADE?

A boa notícia é que a principal causa da obesidade está relacionada à má alimentação e hábitos de vida, ou seja, é fácil de contornar. O consumo excessivo de gorduras, açúcares, fast food, massas, refrigerantes, salgadinhos e sedentarismo é a fórmula fatal da obesidade.

INFÂNCIA X OBESIDADE

Na infância a obesidade também tem como principais causas o sedentarismo e má alimentação, juntando as questões hormonais. O problema é que de cada 2 crianças obesas uma se tornará um adulto obeso. Então a tenção tem que ser redobrada.

BORA SE CUIDAR?

Mãos a obra! Primeiro esqueça qualquer forma milagrosa que faz perder peso da noite para o dia, isso pode agravar ainda mais o quadro da obesidade com o efeito sanfona (desengorda/engorda) e comprometer a saúde. Emagrecer com saúde requer profissionais médicos, psicólogos e nutricionistas, hábitos saudáveis e prática regular de exercícios. E incentivar, desde cedo, hábitos saudáveis nas crianças. Vamos lá! A gente se encontra no próximo verão em forma!

Orçamento E-mail