Será ansiedade ou fome?

Será ansiedade ou fome? Aprenda a diferenciar

05 Abril de 2021 às 15:01, Por Wanderson

Quando ansiosos, alguns falam demais ou muito rápido, outros não conseguem parar quietos, e outros ainda tentam apaziguar a ansiedade comendo nem sempre algo saudável. Quem desconta o nervosismo na comida não percebe que, na verdade, pode nem estar com fome e o arrependimento da gulodice surge logo após o pacote de bolachas recheadas chegar ao fim.

A verdadeira questão é saber: será que se trata realmente de fome? Você sabe qual a diferença entre a fome física e a emocional.

A fome física é algo biológico. Acontece de forma gradativa e normalmente aparece a cada três horas após a última refeição. Além disso, sentimos o estômago vazio e alguns têm a sensação de fraqueza e tonturas. Já na fome emocional, a vontade de se alimentar aparece de forma impulsiva, alguns minutos após cada refeição e a procura normalmente é por alimentos doces e com gordura. As escolhas costumam não ser saudáveis, como, por exemplo, a busca por chocolates, biscoitos e salgados.

             É importante reforçar que a fome emocional não é uma necessidade real. As pessoas muitas vezes têm dificuldades de interpretar corretamente as emoções que sentem e acabam descontando na comida.

Por esse motivo, é essencial identificar o que causa a fome emocional. Pode estar relacionada ao excesso de tarefas, pressões do dia a dia e falta de dinheiro. É importante observar também se ela antecede algum evento ou situação que cause medo, ansiedade ou estresse. Quando é identificada a verdadeira causa e a emoção disso, é possível conseguir controlar esse comportamento.

Orçamento E-mail